O Brasil vive um dos períodos políticos mais conturbados das últimas décadas. O ex-presidente Lula da Silva está a ser investigado por suspeitas de corrupção no caso Lava Jato. Tomou posse como ministro no governo de Dilma Rousseff mas foi judicialmente suspenso. A própria presidente enfrenta a possibilidade de um impeachment. Neste exercício, pretendemos analisar esta situação de caos político à luz da Astrologia Horária, compreendendo qual o desenrolar dos acontecimentos e como ficará o Brasil enquanto país.  

A Astrologia Horária é uma das formas mais interessantes e práticas para se analisar situações dos mais diversos tipos, como já mostrámos em artigos anteriores. É baseada na interpretação do mapa celeste no momento em que o astrólogo coloca uma questão. Neste caso, o grau de dificuldade interpretativa é de 9, numa escala de 0 a 10 porque, para além da complexidade do tema, o astrólogo é português e não conhece bem a realidade brasileira.

Ainda assim, por uma questão de aprendizagem técnica e de reconhecimento dos paralelismos simbólicos, pensamos que vale a pena avançar com uma análise. Pessoalmente, devemos isso à maioria dos leitores deste blog que são brasileiros. Salvaguardamos contudo que a margem de erro é grande e que o objetivo é aprender com estes eventos tão marcantes.

lula-lava-jato

A QUESTÃO

A pergunta foi colocada no dia 16 de Março de 2016, às 22h40, em Lisboa. “O que acontecerá a Lula? Será condenado e preso? E ao governo de Dilma, será derrubado ? E ao Brasil enquanto país, recuperará?” Eis o mapa.

LULA-BRASIL-JUSTICA

O horóscopo garante condições elementares para ser interpretado, como a posição dos maléficos, os graus do Ascendente e posição do regente da hora que é a Lua, em trígono ao Ascendente. A principal dificuldade reside na identificação dos significadores, que é como um autêntico exercício de Sherlock Holmes. Vejamos.

A LUA em Câncer/ Caranguejo (o signo da Fonte) poderá ser o representante de Lula da Silva pelas seguintes razões: é um político popular muito associado ao povo (Lua) e que veio do povo; está no grau 12 conjunto a Sírius (estrela do Cão Maior) o que revela o seu lado proteccionista e tenaz; o seu reino enquanto presidente (entrada em Câncer/ Caranguejo, o domicílio lunar) começou há cerca de 12 anos atrás (2004 – a sua presidência começou em 2003); é o regente da Casa 9,  que significa o estrangeiro, a partir de Portugal; está na Casa 8 natal – crise e perdas – e na Casa 12 derivada da 9 – isolamento; a Lua rege também o povo brasileiro em geral do qual Lula é, em parte, um espelho; o cognome Lula é também o nome de um molusco associado à Lua; foneticamente, “Lula” é semelhante a “Lua”.

Lula-gigante

O planeta VÉNUS em Peixes (signo do Mar) poderá ser o representante de Dilma Rousseff porque: é um astro feminino; está exaltado no grau 5º36 que é o 6º grau o que representa a sua entrada como primeira mulher presidente há pouco mais de 5 anos (foi eleita no fim de 2010 e tomou posse no início de 2011); Dilma é a 36ª Presidente e a distância de Vénus ao início de Capricórnio – estadismo – é de 36 graus; o símbolo da Presidência é uma estrela de 5 pontas, associada a Vénus; Vénus é regente de Touro e co-regente da Casa 6 que é o governo do Brasil (derivada 10 a partir da Casa 9). O facto de não ser a primeira regente da Casa 6 é sintomático do pouco poder que ela tem neste momento como chefe de Estado; foi o último astro que a Lua (o povo e Lula) aspetou, ou seja, a última pessoa que estes escolheram; Vénus está na Casa 4 natal, o que atesta a base popular do governo de Dilma.

presidencia-brasil

O planeta JÚPITER retrógrado em Virgem (signo da Areia) será o representante da Justiça, em geral, e do processo Lava Jato pelas seguintes razões: é o regente da Casa 5 que é a Casa 9 (Leis) derivada da 9 radical (o Brasil); está retrógrado, exilado e no lado oposto ao Sol, o que retrata uma justiça distorcida, corrupta e pouco digna embora na ribalta (na Casa 10 radical); este astro representa em geral os valores justos, a ética e a democracia (que todos os outros planetas valorizam mas pondo em prática esses ideais de forma deficiente); o processo Lava Jato começou num mês de Júpiter, num dia 17 e com 17 arguidos, enquanto Júpiter está num grau 17; o verbo “lavar” é adequado ao signo de Virgem, associado a limpezas.

É importante realçar que todos os outros astros estão em signos de dignidade de Júpiter – Peixes, Sagitário e Cancer/ Caranguejo – o que reforça que esta é a verdadeira questão: quais os valores éticos do povo brasileiro e que democracia quer construir, quando a fuga aos deveres estatais é prática normal desde a classe mais baixa à classe mais alta?

O planeta MARTE em Sagitário (signo da Fogueira) será o representante dos opositores a Dilma , tanto externos como internos, porque: está em quadratura a Vénus; é o regente de Escorpião, que se opõe a Touro; é também o regente da Casa 6 (a casa do Governo do estrangeiro, visto de Portugal) o que assinala que estes têm já um pé no poder; fez há 2 graus (2 anos) a quadratura a Vénus, o que corresponde à última luta eleitoral (2014).

As dúvidas maiores são as atribuições do Sol, Saturno e Mercúrio. Aqui vão umas hipóteses.

O SOL em Peixes será o representante da riqueza, felicidade e progresso do Brasil porque: é o regente da Casa 10 que é a Casa 2 (dinheiros/ recursos) derivados da Casa 9 (o Brasil, uma vez que é o estrangeiro do ponto de vista de quem fez a pergunta); está num signo de praia e de fé, características brasileiras (com um Cristo-Rei numa das suas cidades mais carismáticas, o Rio de Janeiro); está na Casa 5 natal, associada à diversão (país de futebol e de Carnaval); é o astro regente do ouro e da riqueza; o Sol faz conjunção ao Nodo Sul o que valida a perda de recursos nos últimos anos e uma situação de aflição da riqueza do Brasil (a conjunção é separativa).

RIO2

O planeta SATURNO em Sagitário será o representante da pobreza, da corrupção e de todos os inimigos do Brasil porque: é o natural maléfico; está na Casa 2 radical que representa os recursos materiais oprimidos bem como as classes trabalhadoras fustigadas por esse flagelo da corrupção (é a Casa 6 derivada da 9); é o regente das Casas 3 e 4 que são respetivamente a Casa 7 derivada – adversários – e a Casa 8 derivada – a dívida; forma quadratura com Júpiter, o representante da verdade, justiça e democracia , em grandes dificuldades.

O planeta MERCÚRIO em Peixes é o de mais difícil atribuição. Poderá representar aqueles que já foram presos porque Mercúrio está exilado e em queda, regendo a Casa 12 derivada (prisões); poderá reger também as condenações, porque está combusto, em aproximação ao Sol e ao Nodo Sul; é o regente clássico dos ladrões e aqui está numa posição bastante tensa.

Os astros transpessoais não são muito relevantes em Astrologia Horária. Neste caso, Urano e Plutão formam ângulos tensos com a Lua o que retrata a situação de revolta do povo, bem como a tensão a que Lula está sujeito.

O Ascendente é Escorpião (signo da Tempestade), signo fixo, o que denota situações crónicas, de resolução lenta e com uma temática de poder e obscuridade. Também sugere uma ascendência dos opositores de Dilma, uma vez que esta está representado no signo oposto, do Descendente.

A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO

Os possíveis desenvolvimentos são dados pelos aspetos aplicativos dos astros, em especial da Lua, e/ou pela mudança de signos.

A Lua forma sextil com Júpiter, depois trígono com Mercúrio e finalmente um trígono ao Sol. Saturno forma uma quadratura aplicativa a Júpiter. O primeiro astro a sair de signo é o Sol que ingressa em Áries / Carneiro (signo do Vulcão) após 3º15′.  Mercúrio aplica-se a uma conjunção ao Nodo Sul.  Vénus e Marte não formam nenhum aspeto relevante em breve.

E o que isto pode significar? Não é fácil perceber. Como dissemos, a análise é extremamente complexa.

Mas importa notar que Júpiter faz uma coleção de Luz entre Mercúrio e a Lua colocando-os em contacto. Ou seja, que a justiça (Júpiter) poderá levar Lula (Lua) à condenação como ladrão (Mercúrio).  Isto porque o último aspeto que Mercúrio formou foi uma oposição com Júpiter, em recepção mútua, e o primeiro astro que a Lua aspeta é Júpiter (e depois Mercúrio).

O timing para os eventos pode ser 5 graus (5 semanas ou 5 meses) para um processo na Justiça com Lula – primeiro aspeto forma-se após 5 graus e um tempo de 8 graus (8 semanas ou 8 meses) para um possível veredicto, porque o aspeto com Mercúrio forma-se após 8 graus.

Contudo, o mais relevante é que o último aspeto da Lua é com o Sol e que este vai entrar na sua exaltação dentro de cerca de 3 graus, o que pode corresponder a 3 meses ou 3 anos. Isto indica que o Brasil irá seguramente melhorar economicamente após este período e com a mudança de governo, ainda que mais pessoas tenham que ser presas e que o pior da corrupção e da crise política ainda esteja em curso (Saturno ainda não completou a quadratura a Júpiter).

A grande dúvida prende-se com este tempo, uma vez que Vénus (Dilma) não forma aspetos em breve – argumento para que um governo PT seja mantido até ao fim do mandato (os tais 3 anos e poucos meses até novas eleições, como estipulado democraticamente). O facto de estar na Casa 8 derivada e em quadratura a Marte assinala a imensa tensão que existe sobre Dilma.

Contudo, o último aspeto da Lua sugere que no final de tudo tanto Lula como o povo ficarão bem, ainda que a falta de qualidade das instituições democráticas e de justiça – permitindo a corrupção – não se alterarão assim tanto na posteridade.

Como referimos anteriormente, Lula é apenas um espelho do povo brasileiro, neste mapa, ambos representados pelo mesmo astro – a Lua. A questão é de um regime e não tanto de uma pessoa. As maiores dúvidas que temos são as atribuições de Saturno e Mercúrio, com alguma semelhança e necessitando de maior esclarecimento (o que pode inviabilizar todo o sentido da nossa análise).

Reconhecemos, assim e mais uma vez, que esta análise é bastante falível e que poderá ser completada/ melhorada com comentários de brasileiros que conheçam a situação por dentro, bem como a linguagem astrológica.

A todos esses leitores aguardo comentários que possam completar a análise ou melhorá-la. Em especial, caso ajudem na identificação dos significadores.

De todo o modo, o Brasil é um grande país e parece que o seu fulgor e riqueza serão resgatados após estes processos judiciais e mais condenações, num período até Junho de 2019 na pior das hipóteses, à luz deste mapa horário.

Obrigado e um abraço

João Medeiros

Lisboa, 17 de Março de 2016

[hr]

DESTAQUES:

CONSULTA ONLINE DE ASTROLOGIA HORÁRIA – Consulta TERRA

earth-cons4

[blog_posts count=”4″ post_category=”” title=”Do Blog” link_text=”Ler Mais” character_count=”115″ layout=”default”]