Blog

Astrologia das Marcas

Postado por:

Neste artigo desenvolvemos as bases de um ramo diferente e moderno da Astrologia que pode ser de grande utilidade para empresas, empreendedores, consumidores e estudantes: a Astrologia das Marcas.

Marcas são conceitos que veiculam experiências e valores. Como tal, podem ser encarados como entidades psíquicas com um papel na sociedade. Mas será que podem ser melhor compreendidas, comunicadas e geridas com ajuda da Astrologia? Será que existe um mapa astrológico de uma marca? A resposta a estas questões é afirmativa.

Resultado de imagem para brands

A Astrologia é uma linguagem universal que liga arquétipos – modelos gerais de comportamento – com entidades físicas. Como as marcas comunicam identidades estando ligadas a produtos concretos, então, também estão ligadas a arquétipos. Estes, por sua vez, estão representados astrologicamente por signos, casas e planetas.

Nesse caso, qual pode ser a utilidade de conhecer o mapa astrológico de uma marca?

Para responder a esta pergunta temos que aceitar que cada entidade tem a sua missão e ciclo de vida. E também que o mapa astrológico é uma mensagem codificada dessa missão numa perspetiva mais lata e coletiva. Por outras palavras, uma marca serve uma necessidade coletiva num certo período de tempo.

Quanto mais clara for a mensagem de uma marca, em termos do seu marketing, mais facilmente consegue atingir o seu mercado alvo – os consumidores que mais precisam desse produto. Estes serão os seus clientes mais fiéis no futuro. E, por isso, é conveniente para produtores e consumidores que a comunicação e marketing da marca seja muito direto e evidente.

Neste sentido, conhecer o mapa astrológico da marca é útil para compreender: a missão da marca; os seus valores; os seus símbolos, como nome, cor, logo e slogan; o seu percurso e desafios.

Quando as marcas mudam a sua “cara” – seja o nome, logo, cores ou mensagem – tanto podem estar a desviar-se da sua essência, perdendo mercado, ou a centrarem a sua comunicação nos seus verdadeiros valores ganhando clientes mais sustentáveis.

Resultado de imagem para brands

Como diz o ditado popular, ninguém gosta de comprar gato por lebre. E a maior parte dos consumidores não é enganado duas vezes.

Como o mapa astrológico da marca é a sua impressão digital, torna-se um guião perfeito e muito eficaz para a comunicação ao mercado.

Por exemplo, se o mapa estiver cheio de signos de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário) as cores laranja ou vermelho devem ser usadas e mensagens de alegria, poder e energia devem ser transmitidas.

Pelo contrário, os signos de Água (Caranguejo, Peixes, Escorpião) requerem cores mais suaves e frias – como o azul – formas redondas e mensagens de conforto, amor e segurança.

Mas, então, se o mapa astrológico da marca é útil como podemos encontra-lo?

Para erigir qualquer mapa astrológico precisamos de data, hora e local do nascimento do “ser” que estamos a analisar. Porém, no caso das marcas o nascimento físico é frequentemente difícil de definir com precisão ou de forma objetiva.

Resultado de imagem para brands

Os candidatos principais para as datas de uma marca são:

– o nascimento do primeiro produto, concluída a fase de testes e pronto a ser consumido pelo mercado;

– a primeira comunicação oficial da marca e seu produto (seja por anúncio de tv, newsletter, redes sociais, abertura de loja, website, etc)

– a constituição legal da empresa

– a primeira vez que o conceito – nome, valores, logo , ideia do produto – apareceu na mente, caneta e papel do fundador.

Entre estas datas, as mais adequadas são as duas primeiras porque são simbolicamente mais fortes. As últimas duas correspondem à conceção do “bebé” mas não ao seu nascimento concreto, em termos de mercado. Ou seja, até pode haver uma empresa criada mas enquanto não estiver a vender um produto específico, a “criança” ainda não nasceu.

Tal como no mapa das pessoas, não é usado o mapa da conceção do bebé pelos seus pais mas o mapa do momento em que este, de facto, veio ao mundo.

Contudo, há empresas que são constituídas nas semanas em que começam a vender o produto e, nesse caso, o mapa da sua constituição legal poderá ser visto como o mapa da marca.

Ou então, em casos onde é muito difícil localizar as coordenadas exatas do nascimento físico da marca – o seu produto e primeira comunicação – pode ser usado o mapa da fundação oficial da empresa, especialmente se for usado como tal por gerações de trabalhadores.

Quando a data é conhecida mas a hora desconhecida (a situação mais comum) mesmo depois de uma pesquisa detalhada, então, os mapas do nascer-do-sol ou do meio-dia podem ser usados como mapas oficiais.

Resultado de imagem para brands

Entre os dois, o mapa do meio-dia solar (com o Sol no Meio-do-Céu) é normalmente um melhor candidato pelas seguintes razões:

– é a hora média do dia e, portanto, estatisticamente a mais provável;

– os produtos são comunicados/ apresentados/ vendidos pela primeira vez, em média, durante o dia, a horas normais de trabalho

– as marcas servem um propósito de exposição pública e sucesso profissional dos seus fundadores e, por isso, é muito adequada a colocação do Sol na casa mais pública e profissional do horóscopo.

Qual a diferença entre fazer marketing com Astrologia a uma marca já existente comparativamente a criar uma nova?

Uma marca já existente pode melhorar a sua performance de mercado, redefinindo a sua mensagem ou logo, com ajuda do seu mapa natal. Como referimos, o mapa mostra os mais importantes arquétipos, missão e valores que a marca incorpora. E, por isso, as vendas podem expandir com um toque de rebranding.

Criando uma marca do zero, em muitos casos, o criador pode ter controlo sobre a hora do nascimento ou lançamento do produto. Nestas situações, o astrólogo pode ajudar a escolher o tempo mais eficaz para uma boa performance do produto.

Resultado de imagem para volvo logo

O mapa também deve refletir o propósito da marca – no que respeita aos valores e necessidades dos clientes que pretende satisfazer – mas igualmente uma boa sinastria com o mapa natal do fundador, uma vez que ele também pretende alavancar o seu sucesso pessoal.

CONCLUSÃO

A Astrologia das Marcas é uma ferramenta relativamente nova que funde a Astrologia e o Marketing almejando melhorar a eficácia, definição de valores, volume de vendas e comunicação de uma marca.

É possível encontrar o mapa astrológico de uma marca e ganhar um novo entendimento da sua missão, identidade e características únicas.

No caso da criação de uma nova marca, o astrólogo e o marketeer podem trabalhar em conjunto para conseguir um tempo mais eficaz e um conceito mais poderoso.

Em artigos seguintes, mostraremos casos de mapas astrológicos de marcas famosas. Apresentaremos também serviços especializados neste ramo fascinante e bastante útil da Astrologia.

Lisboa, 26 de Abril de 2018

João Medeiros


DESTAQUES:

Programa SER – Astrocoaching

Workshop COFRE



0

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o Ebook - 7 Mantras de Consciência , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça os seus Mantras Pessoais
  • Crie uma Nova Realidade na Sua Vida
  • Saiba Quais os Seus Dias mais Fortes da Semana
  • Conecte-se com o Seu Melhor Potencial