Quais as características do setor zodiacal conhecido como Leão? Porque poderemos designá-lo metaforicamente como a Luz? Quais as características fisionómicas habituais deste Signo? Quais as diferenças das posição do Sol, Lua, Saturno e Ascendente nesta energia? E quais as particularidades de cada um dos 30 graus deste Signo?

“O Signo da Luz é o segundo do Verão e quinto do Zodíaco, sendo estabelecido pela posição do Sol na eclíptica de 23 de Julho a 22 de Agosto, aproximadamente.

A Luz representa os raios de Sol que iluminam todos os caminhos e aquecem todos os corações, dando-lhes vida e propósito. É a luz da ribalta, que fascina e arrepia. A Luz pretende sobretudo expressar-se e ser reconhecida como grande divindade criadora.

Sun-Light

Pessoas com energia da Luz (muitos planetas colocados neste signo) são naturalmente luminosas, vistosas e autênticas, causando impacto pela sua simples presença física, que tende a centralizar atenções. Por essa razão, são naturalmente puxadas para situações e trabalhos de um certo protagonismo, sem que isso corresponda necessariamente a uma real vontade já que, na sua essência, a energia da Luz é bastante simples, como a criança que apenas quer brincar, divertir-se e ser aplaudida.

A Luz tem implícitos sentidos de auto-grandiosidade e imortalidade, o que redunda frequentemente num certo romantismo de vida, excesso de confiança e profunda ingenuidade. Tipicamente, adora o palco, seja uma sala de espetáculos, uma arena de circo ou um coliseu de gladiadores. No amor, facilmente arrebata corações e domina as atenções. Porque sente fluir em si a abundância do Universo, tem espontaneamente generosidade de espírito, sentido de humor e uma certa nobreza de caráter, reparando mais em grandes oportunidades e sonhos do que em pequenos problemas.

O seu maior defeito, sem dúvida, é a tendência para um elevado narcisismo que, no limite, interfere muito negativamente nos seus relacionamentos pessoais. Pessoas da Luz tendem a sufocar e cansar facilmente os outros com a sua necessidade de atenção e reconhecimento o que, muito frequentemente, é mesmo reflexo de egoísmo puro ou de grande imaturidade. Por isso mesmo, algumas destas pessoas isolam-se no seu Eu e têm dificuldades de sociabilização, vivendo em mundos à parte, bastando-se a si próprias. Esses mundos pessoais, podem ser relacionamentos a dois, famílias fechadas ou negócios autónomos, onde a Luz consegue sentir-se naturalmente líder e o centro.

Ligh-Sun-Woman

Como energia do apogeu do Verão, o signo da Luz aprecia a vida como uma praia, onde há que deitar ao Sol, despir, exibir os corpos, desfrutar do calor e da natureza, praticar desportos, fazer amor e dançar loucamente. Aprecia muito o lazer e o trabalho, desde que este também seja fonte de prazer e reconhecimento.

A autenticidade de coração é das maiores virtudes da energia da Luz. No entanto, o orgulho em mostrar o seu lado melhor aos outros – a Luz – sem mostrar as suas fragilidades – as trevas – pode resultar numa certa auto-destruição crónica, com consequências de instabilidade para a sua saúde ou vida financeira.

O propósito da Luz é viver em grande, fazer da vida uma festa e contagiar os outros com alegria, otimismo e força de vontade, libertando quaisquer tensões e preocupações da mente. É fazer o coração pulsar e vibrar de paixão, celebrar cada instante simplesmente pela bênção de se estar vivo.

Light-Sun2

Apreciando muito o lazer e a festa, as pessoas com energia da Luz são ativas e apaixonadas, preferindo serem servidas a servir, sendo dedicadas e muito fortes quando acreditam de coração. Como são Luz do Sol, podem ser demasiado irradiantes, despertando facilmente invejas pelos que em vez de se sentirem privilegiados com a sua presença, se sentem irritados por ficarem queimados ou à sua sombra. Assim, a Luz mostra o bem, mas também revela facilmente onde está o mal, despertando sentimentos de grande ambiguidade e contradição. Algumas pessoas com esta energia dominante, vivem alternadamente entre a Luz e as trevas, as duas faces da mesma moeda, da qual assumem a primeira.

– ELEMENTO, MODO E REGENTE DA LUZ

A Luz é um signo de elemento Fogo, vivo, expressivo, extrovertido. Como signo de meio de estação, e portanto Modo Fixo, procura a sustentação da sua chama, que é a alegria, a honra e a vitalidade. Corresponde à época do ano de plena maturidade dos frutos e com mais calor, o que provoca sensações de liberdade e puro deleite de viver, sem preocupações de qualquer espécie. Mas o excesso de calor, pode ser também causa de grande incómodo e destruição, pelo que esta energia não é necessariamente muito cuidadosa ou delicada na sua expressão, sobrepondo-se aos outros sem se aperceber disso. Peca também por um certo dramatismo e exagero das situações.

Ao nível do Eu Inferior, o Signo da Luz beneficia a auto-estima e a expressividade pessoal, bem como o prazer de viver, auxiliando à construção de um Ego robusto. No plano do Eu Superior, contudo, não favorece a Consciência do Outro ou Coletiva, porque centra em si o princípio e fim de tudo, em circuito fechado. Deve ser usada no seu melhor, que é determinação, grande alegria, simplicidade, expressividade e generosidade de Alma.

Sun-Light3

De todos os signos, este é o que melhor pode representar a imensa Felicidade ao dispor do ser humano, a sensação de ser-se deslumbrante, absolutamente divino e infinitamente grato. Quem tem muita energia da Luz, normalmente, almeja alto e corre riscos facilmente, tem um sentido de identidade bem forte, não gosta de passar despercebido e encara a vida como um grande espetáculo que vale a pena viver.

A Luz é expressão das componentes Vontade e Amor do Espírito. É predominantemente forte ao nível do Corpo e, secundariamente, do Coração. O astro regente do Signo da Luz é obviamente o Sol, dador de vida, princípio masculino, deslumbrante e heróico.

– PRINCIPAIS LUZES NO SIGNO DA LUZ

Pessoas com o Sol na Luz são normalmente designadas como “nativos do signo de Leão” e manifestam as características gerais da descrição acima. Em ambos, a figura psicológica do Pai tende a ser forte e uma referência, mesmo que autoritário. Em ambos também, a tendência para bons dotes físicos e para a beleza, nomeadamente, dos cabelos. As mulheres poderão projetar o seu Sol, o seu princípio masculino, nos outros e viver em torno de um filho ou de um marido magnífico, que assumem o estrelato das suas vidas, em vez de assumirem o seu próprio brilho.

A Lua na Luz confere uma certa generosidade, uma vez que a Lua suaviza a tendência narcísica do signo, dando uma maior empatia e noção do outro, mas mantendo a grandiosidade. Estas pessoas têm facilidade em elogiar e precisam também de ser muito admiradas e reconhecidas. A relação com a Mãe não está muito facilitada, uma vez que esta tende a ser algo vaidosa e centrada na sua própria vida. A infância pode ter sido marcada por muitos momentos lúdicos e bastante alegria, que se tenta recuperar em idade maior para sentir conforto. Normalmente, são pessoas com forte sentido de honra e orgulho.

Light-Sun1

O planeta Saturno no signo da Luz resulta numa grande rigidez na expressão desta energia, devido a falta de confiança e de identidade. Assim, pessoas com esta configuração tanto podem ter inclinação para um apagão do Eu e dificuldade em serem elas próprias, comportando-se de acordo com o que os outros esperam, como podem ser muito dominadoras das atenções. Neste segundo caso, podem desenvolver arrogância, autoritarismo ou exibicionismo, como fruto de um distúrbio narcísico ou de atenção na infância. A proposta é de ter confiança e orgulho pessoais com solidez e sobriedade.

Quanto ao Ascendente Luz é muito comum em estrelas de palco, pessoas muito atraentes e com um grande carisma, cuja vida vai pedir cada vez mais ribalta e risco. Em geral, foram crianças desejadas e amadas, criando alegria na vida dos pais ao nascer, correspondendo ou ultrapassando as suas expectativas. Com o tempo e com a consciência, tenderão a valorizar mais o seu corpo, a não terem receio de se expor e de aceitar o reconhecimento, assumindo o Tesouro que a vida lhes pediu para serem.

Texto extraído do livro A CARTA de João Medeiros

– CARACTERÍSTICAS FISIONÓMICAS DE PESSOAS COM ENERGIAS DA LUZ DOMINANTE

Em geral, o rosto tende a ser largo, com os maxilares bem definidos, o sorriso aberto, o ar confiante e o cabelo farto. Eis algumas fisionomias clássicas de nativos do Signo da Luz (ou seja, com o Sol aqui posicionado).

Luz-Caras

E também o exemplo de algumas personalidades com o Ascendente no Signo da Luz:

Luz-Asc

– CARACTERÍSTICAS DE CADA UM DOS 30 GRAUS DO SIGNO DA LUZ

Esta é uma abordagem que desenvolvemos em artigos seguintes, aplicando-se sobretudo ao grau do Signo Ascendente (que depende da hora de nascimento). Mas genericamente, a astróloga francesa Janduz atribui as seguintes designações/ qualidades:

1º Decanato – aproximadamente de 23 Julho a 2 Agosto

Grau 1 (de 0º00′ a 0º59′) – “DOMINAÇÃO”  [22/23/24 Julho(*)]

Grau 2 (de 1º00′ a 1º59′) – “VACILAÇÃO” [23/24/25 Julho(*)]

Grau 3 (de 2º00′ a 2º59′)- “FRAQUEZA MORAL” [24/25/26 Julho(*)]

Grau 4 (de 3º00′ a 3º59′)- “ESPÍRITO CIRCUNSPECTO” [25/26/27 Julho(*)]

Grau 5 (de 4º00′ a 4º59′)- “CIÊNCIA OU FALTA DE VALIA” [26/27/28 Julho(*)]

Grau 6 (de 5º00′ a 5º59′)- “FAÇANHA” [28/29/30 Julho(*)]

Grau 7 (de 6º00′ a 6º59′)- “SUPERIORIDADE” [29/30/31 Julho(*)]

Grau 8 (de 7º00′ a 7º59′)- ATIVIDADE DO ESPÍRITO [31 Julho e 1/2 Agosto(*)]

Grau 9 (de 8º00′ a 8º59′)- “PARADA” [1/2/3 Agosto(*)]

Grau 10 (de 9º00′ a 9º59′)- “PERIGOSO” [2/3/4 Agosto]

2º Decanato – aproximadamente de 2 a 12 Agosto

Grau 11(de 10º00′ a 10º59′) – “PERIGO MORAL” [3/4/5 Agosto(*)]

Grau 12 (de 11º00′ a 11º59′)- “VANTAGENS” [4/5/6 Agosto (*)]

Grau 13 (de 12º00′ a 12º59′)- “VONTADE OBSTINADA” [5/6/7 Agosto(*)]

Grau 14 (de 13º00′ a 13º59′)- “INDOLÊNCIA” [6/7/8 Agosto(*)]

Grau 15 (de 14º00′ a 14º59′)- “ORIENTAÇÃO AMIGÁVEL” [7/8/9 Agosto(*)]

Grau 16 (de 15º00′ a 15º59′)- “INDISCIPLINA” [8/9/10 Agosto(*)]

Grau 17 (de 16º00′ a 16º59′)- “VIDA REMOTA” [9/10/11 Agosto(*)]

Grau 18 (de 17º00′ a 17º59′)- “LUZ” [10/11/12 Agosto(*)]

Grau 19 (de 18º00′ a 18º59′) – “LOUCURA” [11/12/13 Agosto(*)]

Grau 20 (de 19º00′ a 19º59′)- “SUCESSO” [12/13/14 Agosto(*)]

3º Decanato – aproximadamente de 12 a 23 Agosto

Grau 21 (de 20º00′ a 20º59′) – “PENETRAÇÃO” [13/14/15 Agosto(*)]

Grau 22 (de 21º00′ a 21º59′) – “SOFRIMENTOS” [14/15/16 Agosto(*)]

Grau 23 (de 22º00′ a 22º59′) – “ADIVINHAÇÃO” [15/16/17 Agosto(*)]

Grau 24 (de 23º00′ a 23º59′) – “SOLIDÃO” [16/17/18 Agosto(*)]

Grau 25 (de 24º00′ a 24º59′) – “AMOR À NATUREZA” [17/18/19 Agosto(*)]

Grau 26 (de 25º00′ a 25º59′) – “REDUTO DESCONHECIDO” [18/19/20 Agosto(*)]

Grau 27 (de 26º00′ a 26º59′) – “DESTRUIÇÃO” [19/20/21 Agosto(*)]

Grau 28 (de 27º00′ a 27º59′) – “UNIÃO” [20/21/22 Agosto(*)]

Grau 29 (de 28º00′ a 28º59′) – “ESPLENDOR”  [21/22/23 Agosto(*)]

Grau 30 (de 29º00′ a 29º59′) – “INDIGÊNCIA”  [22/23/24 Agosto(*)]

(*) A interpretação destes graus também é aplicável ao grau do Sol, dependendo do ano e da hora de nascimento saber qual a sua posição zodiacal exata.

Fica aqui o vídeoclip de um artista/vocalista com o Sol na Luz, ilustrativo também da energia de palco associada a este signo.

[video_left][video_frame]
[iframe url=”//www.youtube.com/embed/qAzqSYQ9X9U” width=”572″ height=”312″]
[/video_frame][video_text][h2][/h2][/video_text][/video_left]

Desejo que tenha sempre que necessária a alegria e vitalidade da Luz!

Obrigado, João Medeiros

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

:A-Carta-Capa-Small

– A CARTA, de João Medeiros (2013)

– LES 360º DEGRÉS du ZODIAQUE , de Janduz (1986)

[blog_posts count=”5″ post_category=”” title=”From the Blog” link_text=”Read More” character_count=”115″ layout=”default”]