Blog

A Casa 12 – Solidão e Salvação

Postado por:

A sua vida é profunda?

No seguimento de artigos anteriores, continuamos a escrever sobre as Casas astrológicas chegando agora à última das 12 Casas.

Se a nossa vida fosse um palácio, como vimos: o portão seria a Casa 1 (e Ascendente), o cofre-forte seria a Casa 2; o automóvel seria a Casa 3; o terreno seria a  Casa 4; o jardim de recreio seria a Casa 5; o escritório seria a Casa 6; a sala de visitas seria a Casa 7; o quarto de casal seria a Casa 8; a biblioteca seria a Casa 9; o telhado seria a Casa 10; o salão de festas seria a Casa 11.

A Casa 12 é considerada uma das casas mais misteriosas e transcendentes do universo astrológico. Ela representa o Quarto de Meditação do palácio, isto é, as experiências de interiorização profunda que nos levam a um Além.

Esta área de vida é uma espécie de Espaço Zen no qual nos recolhemos para descansar, reflectir, ponderar e entrar em contacto com o nosso Eu mais profundo e inconsciente.

Obviamente, esta casa está associada à espiritualidade, mas também a situações de fuga e escape à realidade quotidiana e do trabalho (a Casa 6). Por essa razão, representa também a vivências dos momentos de retiro: os fins-de-semana; a noite; as férias.

Prisões, hospitais, mosteiros são do domínio desta Casa bem como discotecas, bares, algumas estâncias turísticas – todos os espaços fora da realidade normal do dia-a-dia.

Pessoas que tenham muitos planetas nesta área de vida serão desafiadas a estarem sozinhas, a criarem o seu mundo mais isolado e resguardado, como uma ilha encantada. Serão impulsionadas a contactarem profundamente com a Natureza circundante.

Numa perspectiva mais condicionante, a Casa 12 também pode ser entendido como situações que nos obrigam a parar para reflectir, como uma baixa prolongada, uma situação de inactividade profissional ou uma doença.

A Casa 12 também representa a preocupação com os problemas sociais e civilizacionais, todas as crises e doenças da humanidade, pelo que é também designada como a casa dos mártires ou “salvadores” do mundo.

Pessoas com o Sol nesta Casa tenderão a procurar um certo isolamento e privacidade, vivendo com alguma naturalidade os assuntos da espiritualidade. Haverá tendência para terem um Pai ausente.

Com a Lua nesta Casa, o indivíduo poderá ter insegurança em estar sozinho, provavelmente devido a um sentimento precoce de abandono associado à mãe. Porém, esta pode ser uma posição de grande intuição e mudança no relação com o Universo transfísico.

Com Mercúrio nesta área de vida, será natural um espírito algo questionador de tudo aquilo que é misterioso ou escondido. É comum em pessoas que tiveram dificuldades na inserção escolar.

Vénus na Casa 12 é uma posição frequente em amores clandestinos. No entanto, também indica possibilidade de amor incondicional aos outros, pelo abraço a causas colectivas.

Marte nesta Casa sugere dificuldades em lidar com a solidão e alguma tendência para situações de hospitalizações/ operações. Haverá tendencialmente agitação psíquica, e nalguns casos, a supressão da auto-afirmação. É a posição do guerreiro espiritual.

Júpiter na Casa 12 sugere protecção contra crises existenciais e problemas graves, bem como a “salvação” pela entrega solitária a uma causa. É uma posição de fé no divino e um sinal de vida extra-profissional muito plena.

Com Saturno na Casa 12, a sabedoria será alcançada por processos profundos de pacificação interna, de modo a ultrapassar medos inconscientes de abandono e solidão, ou outros bloqueios auto-impostos.

Com os planetas transpessoais nesta Casa, as experiências meditativas podem tornar-se fundamentais para as catarses existencial, mental e física. A Casa 12 tem afinidade natural com Peixes, o décimo segundo signo do Zodíaco.

Para saber mais, recomendamos: o Curso Online Gratuito de Introdução à Astrologia PsicológicaAqui!

logo-IAP

6

Comentários

  1. Fernanda  Janeiro 30, 2014

    Olá, João 🙂 tenho sol, lua, vênus, mercúrio, saturno, urano e netuno na casa XII. Sol e lua em sagitário, os outros planetas em capricórnio. Asc em capricórnio tb. Algum conselho?
    Obrigado 🙂

    responder
    • joaomed  Fevereiro 4, 2014

      sim, Fernanda! Meditação e voluntariado! Abraço JM

      responder
  2. Priscila  Agosto 28, 2015

    Parabéns pela postagem, adoro astrologia!! Mas recentemente li uma em outro blog q me pareceu de tremendo mal agoro, referente ao fato de no mapa natal meu, o planeta jupiter esta na casa 12, só que no signo capricorniano, fiquei assustada se vc pudesse falar um pouco mais sobre isso, so pra mais informacoes tenho signo aquariano e tambem ascendente em capricornio, todos na casa um, e sendo ambos signos q se destacam no meu mapa, obg vlw

    responder
  3. Flávio Augusto V. Cardoso  Setembro 7, 2016

    Tambem tenho esses planetas na casa 12, porem no signo de escorpiao. Adoro seu site, abraços!

    responder
  4. Cláudio dos Anjos  Setembro 1, 2017

    Boa noite!

    Regente do mapa está na 12a ? aspectando outros planetas.

    Alguma alma bondosa poderia me dar boas informações sobre meu perfil psicológico, por favor?! :/

    Moon in ♊ in 2nd house 1°24`
    Venus in ♐ in 8th house 3°6`
    Mars in ♈ in 12th house 1°29`
    Neptune in ♑ in 9th house 6°2`
    Pluto in ♏ in 7th house 9°40`

    ♈ in 1st house 26°26
    ♋ in 4th house 26°50`
    ♎ in 7th house 26°25`
    ♑ in 10th house 26°51`

    Ótimo artigo! ?
    Grato!>>>

    responder
  5. Cláudia  Outubro 12, 2017

    Boa noite. Estou iniciando minha jornada na compreensão da Astrologia. Estou apaixonada. Não pretendo uma análise breve de um aspecto em meu mapa Natal. Ao ler seu texto me dei conta de que há tempos me encontro meditando na 12. Nenhum planeta na casa, apenas sagitário na cúspide. Essa vida tem sido um aprendizado e tanto. Sol (leão) e Plutão na 8, Saturno retrógrado na 2, Urano-Mercurio-Lua na 9… Agora tudo faz sentido! Um abraço.

    responder

Adicionar um comentário


Share This

Receba grátis o Ebook - 7 Mantras de Consciência , ao subscrever a newsletter!

  • Conheça os seus Mantras Pessoais
  • Crie uma Nova Realidade na Sua Vida
  • Saiba Quais os Seus Dias mais Fortes da Semana
  • Conecte-se com o Seu Melhor Potencial